quarta-feira, 7 de abril de 2010

Capítulo 01 - Quando for grande, quero ser engenheira.

Era uma vez, Christina, formada em Design de Moda em 2005, amando loucamente um cara, abrindo uma loja, mil planos, casamento (eu pensei nisso, pô), cachorro, lingeries (pra loja e pra casa também). Tudo maravilhoso demais, perfeito demais. A vida parecia sensacional e completa, baile de formatura, presentes, alegria. E então ali, em meados de março de 2006, alguém pisa no meu castelo de areia. Duas vezes. E joga areia no meu olho.

O primeiro foi um pé na bunda que até hoje me deixa meio roxa. Confesso que corro de compromisso como o Diabo da cruz. O segundo foi a separação dos meus pais. A família perfeita tinha virado vapor. Na época eu queria ser qualquer coisa,menos eu mesma. Cortei meu cabelo na altura das orelhas e estava decidida a ser comissária de bordo - até vi o curso - eu não queria mais ficar "ali", eu queria estar "lá", não importando muito onde fosse esse "lá" contanto que fosse bem longe.

Depois de desidratar bastante - não lembro de ter passado 35 dias chorando todos os dias desde então - arregacei as mangas e vamos lá, né gente, vamos lá, a vida não parou porque eu parei. Eu só tinha 22 anos, estava magra como Kate Moss fase pó (acho que ela nunca deixou de ter essa fase), com um diploma que não me servia pra grande coisa. Do nada eu decidi que não queria mais ser designer, eu podia fazer coisas mais desafiadoras já que, desenhar para mim, sempre fora algo muito fácil.

Fiquei um bom tempo pensando o que devia fazer. Uma pós? Virar traficante? Vender minha coleção de sapatos? Comprar uma bicicleta?

Vieram outros namorados, meu cabelo cresceu de novo, tive franja, tosei de novo, nesse meio tempo eu parei de roer as unhas e tive recaídas 456 vezes. O cabelo cresceu mas uma vez. E então, no terceiro teste de trainee que participei, para uma grande empresa de varejo, eu era a única designer finalista entre administradores e engenheiros. Não passei óbvio, mas a dica do diretor da empresa me deu um estalo.

_ Você é designer. Ficou entre os 20 últimos classificados entre quase 14 mil inscritos. É provável que não saiba fazer contas como um engenheiro e nem tenha metade de um planejamento como um administrador. Ou você é muito boa, mesmo sendo designer, ou é uma atriz nata.

Claro, floreei um pouco, mas basicamente ele me disse isso aí.

E então eu entendi. Eu podia limpar a bunda com meu diploma de "artes, corte e costura" (designer SOFRE, SOFRE, SOFRE). E tomei a decisão mais doente da minha vida. Prestei vestibular pra Engenharia de Produção. Nem tentei Federal embora meu nome esteja na lista dos aprovados de 2001 - adoro pagar de inteligente, beijos - porque longe do cursinho desde 1999, eu nunca passaria numa prova destas. E então veio a primeira DP, em Física I (consegui passar e passei em Física II junto, ufa) e a segunda DP em Álgebra Linear (tenho distúrbio de atenção e troco matrizes de lugar). Nesse meio tempo, correr que nem o coelho branco do cara que me deu o pé na bunda, por puro e simples pavor dele me ver sendo eu mesma e babar em cima do livro de matrizes, e me ver refletida em garotas quase dez anos mais novas que eu, pareceu simples demais. Eu ainda tinha 25 anos (agora 26).

Mas, de uns tempos pra cá, eu tenho dezoito. De novo.

;)

Até amanhã! E vou ajeitar melhor esse blog, promessa hehers.

Para ler ouvindo: Agora Só Falta Você - Rita Lee

10 comentários:

Eduardo Araújo disse...

Já tem um fã. Escreve muito!

=D

Anamyself disse...

E nem falou que nas suas classes de Engenharia só deve ter homem! hehe

Nossa, coragem enorme a sua. Se fosse eu, ia continuar vivendo por inércia, sendo chutada e sofrendo por outros muitos dias... Mas você se levantou, lutou e foi se meter no mundo das exatas!

UOU

Não é pra qualquer uma, não.

Unknown disse...

Acho q tudo isso q vc citou deve fazer mesmo parte do processo de ficar adulto. Eu tb passei por cada etapa (menos cortar o cabelo, prá isso nunca tive coragem): o pé na bunda pela primeira vez, o castelo de areia se desmanchando, se arrepender da faculdade q fez, a vontade de começar tudo de novo, e por fim, a sensação de voltar a ter 18 anos qdo efetivamente se começa tudo de novo. Eu fiz uma segunda faculdade e sei bem como é isso. Mas foi bom, conheci meu noivo na segunda faculdade, mudei totalmente de vida, e ainda acho q quando eu tiver uns 40 anos vou me sentir com 30, já que voltei aos 18 quando já tinha uns 25!

Unknown disse...

ah, e por falar em mudar de vida, acabo de ver q vc é de CWB. Coincidência, pois estou há uma semana sem dormir pensando se mudo ou não mudo para CWB. Vivi a vida inteira em São Paulo, e apesar de gostar muito daí, sou paulistana de coração, mas meu noivo quer mudar...
Pode me dar algum conselho? O que vc acha de morar aí? Para quem é de fora, Curitiba é o paraíso, tão limpa, bonita, arborizada, segura... mas e para quem realmente mora aí, é bom? Tem bastante coisa para se fazer, fora os passeios de turista? levando em conta q sou de spaulo, e aqui até q tem bastante coisa para fazer...
oh dúvidas, como é difícil fazer mudar drásticas em nossa vida, né?

Viviane Farias disse...

Caraca!! Eu deixei de ser professora de educação física para estudar adm!! É muito difícil mesmo, mas a gente consegue!!! Nossas histórias são muito parecidas. Estou adorando o blog!!

Jeeeee \o/ disse...

Ta nos favoritos ja ^^

Rina Pri =) disse...

Adorei. A ideia do blog, esse primeiro post, tudo. Ainda hoje tava conversando c uma amiga sobre essa sensação. Tenho 30, fiz faculdade de Radio e TV (oi?! É comunicação social), depois uma pós em assessoria de cominic. e depois outra faculdade, de jornalismo, q terminei c 28. E foi aí que me achei mesmo. Aí que comecei a trabalhar com o que amo (conteúdo digital) e que comecei a "crescer". Ou seja. Tenho 30. No documento. Pq por dentro eu tenho, no maximo, 25. Ah, e todo mundo fala q eu nao pareço ter 30 mesmo.. hohoho #seacha. Tamos juntas.

Nathalia disse...

Sou bacharel em direito, com 24 anos e pensando em fazer outra faculdade...

Vem cá... os dois primeiros anos de engenharia de produção é mesmo como em qualquer outra engenharia?
Super difícil?

Po... inspiradora a sua história!! Parabéns!:)

Nathalia disse...

Sou bacharel em direito, com 24 anos e pensando em fazer outra faculdade...

Vem cá... os dois primeiros anos de engenharia de produção é mesmo como em qualquer outra engenharia?
Super difícil?

Po... inspiradora a sua história!! Parabéns!:)

Cynthia Andrade disse...

Realmente, muito inspiradora sua história..Tenho 22 anos, faço turismo e to indo pro 7º periodo, nao faço a minima ideia do que quero trabalhar realmente, e muito menos do meu tema de monografia! huahau( q não tenho escapatória)... fiz tec em produção de moda durante a facul, mas também nao era a area que quero seguir.
Enfim...to no momento pensando o que eu quero realmente pra mim, mas ta beemmm dificil... huahua

bjus

 

Blog Template by YummyLolly.com